quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ferramenta bloqueia spam no Twitter

Com o aumento no número de usuários no Twitter, cresce também o número de spams - as mensagens indesejadas que podem vir por meio de mensagem direta (DM), ou reply (mensagem que cita o @nomedousuário).
Uma ferramenta criada pelos desenvolvedores do site Migre.me promete minimizar o problema. O Twitted.me funciona de duas formas. Uma delas é recebendo denúncias de perfis de spammers. A outra é “vacinando” os perfis de usuários que não desejam mais receber tais mensagens.
“No último mês, recebemos uns quatro ou cinco spams por dia e decidimos que era preciso dar um jeito nisso”, explicou Jonny Ken Itaya, diretor de tecnologia da Kingo Labs, criadora do projeto.
Itaya explica que o Twitted.me possui três filtros para definir se um perfil tem mesmo características de um spammer. “Se tiver, ele bloqueia as mensagens desse perfil para os usuários que tiverem se cadastrado no Twitted.me”, afirmou.
As denúncias de perfis spammers podem ser feitas tanto pelo site do Twitted.me quanto pelo próprio Twitter, bastando para isso mandar uma mensagem para @spammermaldito seguido pelo perfil a ser denunciado.
O Twitted.me foi lançado na segunda-feira (31/8) e ainda está em fase beta (de teste) mas, segundo Itaya, o retorno já tem sido satisfatório e não deve sofrer muitas alterações.
Para se proteger de spams, o usuário deve acessar o site do Twitted.me e clicar em “vacina”. Ele será redirecionado a uma página do Twitter Oauth e, então, deve clicar em “allow”, para permitir o cadastro do perfil no sistema anti-spam.
O Oauth é recurso que o Twitter possui para permitir a terceiros o acesso à conta dos usuários, mediante autorização do próprio usuário. Isso permite que o Twitted.me, por exemplo, acesse o perfil e bloqueie os possíveis spammers sem precisar armazenar o login e senha do usuário.

Por Evelin Ribeiro, do IDG Now

Adicione um botão de bookmarks no Chrome

E mais um parâmetro mágico para o atalho do Chrome apareceu. Desta vez, ele acrescenta um botão de acesso rápido aos bookmarks do lado direito da omnibox (barra de endereços), antes dos já conhecidos botões de opções da página e configurações do navegador:

Atalho de bookmarks no Chrome.

Atalho de bookmarks no Chrome.

Clique com o botão direito no atalho que costuma usar para acessar o Chrome, e entre em Propriedades. Lá, no campo Destino, acrescente, após o nome, o seguinte parâmetro (começa com dois hífens):

--bookmark-menu

Assim:

--bookmark-menu

--bookmark-menu

Aplique, e pronto, o botão aparecerá! O parâmetro pode ser usado em conjunto com outros, como se vê na imagem acima. Basta dar um espaço entre eles.

Fonte: Rodrigo P. Ghedin

11 sites mais interessantes da nova internet

Chame-os de sites da Web 2.0 ou de mashups, novos endereços online estão borbulhando por toda a grande rede mundial. E mais do que apresentar dados, eles as estão processando as informações em novos formatos.
Alguns deles operam com informações alimentadas pelos internautas, permitindo que o usuário as manipule, rastreie ou compartilhe como em uma agenda ou lista de tarefas. Outros, chamados de mashups, coletam dados de diferentes sites e os transformam em algo novo. Todos fazem parte da evolução da internet além de alguns pontos de informação espalhados.
Desde ajudá-lo a organizar sua vida a dar uma cara mais pessoal à sua diversão online, aqui estão 11 exemplos que mostram o que a nova web é capaz de fazer:

Assistentes pessoais

GrandCentral
Você já quis ter o mesmo controle sobre chamadas telefônicas recebidas, que tem no e-mail? O GrandCentral - agora pertencente ao Google - fornece ao usuário um novo número de telefone e encaminha as chamadas para quaisquer outros números especificados pelo usuário.
Dependendo de quem faz a chamada, o usuário pode direcioná-la ao telefone do trabalho, de casa para o celular ou para todos ao mesmo tempo. O serviço também permite o direcionamento de algumas chamadas diretamente ao correio de voz - oferecendo diferentes mensagens dependendo da origem das chamadas - e que o usuário puxe os recados em qualquer browser. A vantagem mais interessante talvez seja o a possibilidade de bloquear permanentemente chamadas de qualquer pessoa ou spammer.

Highrise
O Highrise é uma ferramenta online de CRM (Customer Relationship Management). Basicamente, é um banco de dados de contatos, lembretes e notas fácil de usar. Como ele está online, é possível compartilhá-lo na empresa ou em qualquer lugar que ofereça acesso à internet.
O serviço oferece uma conta gratuita para até dois usuários, capaz de armazenar 250 contatos, e uma conta Max, para um número ilimitado de usuários e capacidade de armazenar 50 mil contatos, na qual são cobrados 149 dólares.
Jott
O Jott serve para aqueles momentos em que o usuário está longe de seu computador  - e perto do telefone - e se lembra de alguma coisa que precisa fazer no dia seguinte ou de algum compromisso do qual precisa ser lembrado em uma semana. Para resolver o problema, basta telefonar para o Jott e ditar sua mensagem.
O serviço traduz a mensagem em texto e a envia por e-mail a qualquer e-mail registrado pelo usuário no sistema.
Se a informação deve ser enviada futuramente, é possível pedir que o Jott envie a mensagem como um lembrete. O usuário ainda pode usar o Jott para fazer publicar posts em seu blog ou no Twitter, ou para adicionar tarefas em sua lista de afazeres, como "Remember the Milk" (veja o serviço a seguir) e sites que fazem este serviço.

Remember the Milk
Este é um serviço de gerenciamento de tarefas online, com uma interface limpa, objetiva e que está acima de seus concorrentes.
Como qualquer programa de calendário no desktop, o Remember the Milk cria uma lista de tarefas e os prazos para que sejam realizadas. Novas tarefas podem ser adicionadas via browser ou e-mail.
Entre os diferenciais do Remember the Milk destaca-se o envio de lembretes das tarefas via e-mail, mensagem de SMS no celular ou por comunicador instantâneo. O usuário pode ainda compartilhar suas listas de tarefas com a família ou com uma equipe do trabalho para que eles também adicionem tarefas, o que é uma função quase impossível em programas que estão fora do ambiente de servidor da empresa.
Visualizando informações

Pageflakes
Conhece páginas de portais que você pode customizar com diferentes fortes de informações, como a página inicial do Yahoo ou o iGoogle? Pois o Pageflakes é o portal mais personalizável que você pode imaginar.
O "flakes" em sua página pode conter quase tudo - de notícias familiares a sites de esportes, meteorologia, feeds de RSS e blogs, a podcasts ou a um alerta do Facebook - entre mais de 200 mil flakes disponíveis atualmente.
O internauta também pode carregar páginas de interesses especiais criadas por outros usuários do Pageflakes e publicá-las como Pagecasts, como uma recente página criada para acompanhar o torneio de basquete March Madness.

Liveplasma
Abrir um mapa no Liveplasma é como adentrar um sistema solar ligado a shows e filmes. Ao digitar o nome de uma banda, por exemplo, o Liveplasma gera um campo de esferas, com a banda procurada ao centro, apresentando outros grupos com sons similares ao redor.
O tamanho da esfera depende da popularidade do artista, e sua cor se relaciona ao quanto ele se aproxima da banda central.
O processo de seleção é um pouco obscuro e o banco de dados tem algumas falhas - ao buscar "Lily Allen" acessei um mapa de Woody Allen, por exemplo -, mas é uma maneira fascinante de explorar similaridades entre artistas em uma nova forma de exibir informações.
WeatherBonk
O WeatherBonk, por outro lado, está longe de ser visualmente estonteante, mas ainda satisfaz qualquer um que realmente queira saber a previsão do tempo.
O serviço coleta dados de sistemas de meteorologia nacionais como Weather Underground e National Weather Service, além de diversas estações de medição do clima em residências e escolas.
Os dados são exibidos em uma tela que mostra a previsão atual do tempo em um mapa no Google, com dados sobre temperatura e imagens de webcams da região pesquisada.

CommunityWalk
Você conhece aqueles pequenos marcadores que vê quando faz buscas por uma pizzaria no Google Maps? O CommunityWalk permite que você crie seu próprio mapa com marcações estabelecidas adicionando um endereço ou apenas clicando sobre o mapa.
Você também pode adicionar um selo ou notas para cada localidade. Eu usei o serviço para fazer um mapa dos locais onde os membros de um fórum de internet local oferecem casas para passar o final de semana. Você pode categorizar os locais com ícones diferentes para cada categoria. O mapa pode ser classificado como privado, compartilhado com pessoas que recebem a URL do usuário, o público, passando a aparecer em uma lista no site e em sistemas de buscas.

Gmaps Pedometer

Quer saber a distância percorrida em sua caminhada matinal? Basta entrar neste site, buscar a localização no Google e começar a clicar em pontos de sua rota.
Desta forma, o Gmaps Pedometer irá calcular a distância total de suas andanças. E se você adicionar suas informações de peso, o sistema lhe dará uma estimativa de quantas calorias foram perdidas.
HousingMaps
Onde será que ficam todos aqueles apartamentos anunciados no Craigslist, afinal de contas? Vá ao housingmaps.com, escolha uma cidade listada no Craigslist pelo menu, digite uma faixa de preço, número de quartos ou outro critério de seleção e você terá um mapa mostrando onde estão localizadas todas as ofertas de imóveis.
Você também tem acesso a todas as ofertas ao lado do mapa. Clique no ícone ao lado de cada uma delas e surgirá um pop-up no mapa com título da oferta e endereço, ou clique direto na oferta para ir ao Craigslist. É uma ferramenta útil se você está planejando uma mudança, mas também é uma maneira divertida de passar o tempo, sonhando em se mudar para uma nova cidade.

Goggles
Carregue o mapa da sua cidade natal ou qualquer outro lugar que queira visitar e se divirta pilotando um aviãozinho bimotor animado em Flash sobre o local. Você pode até bombardear antigos locais de trabalho ou lugares pelos quais não tem simpatia.
Se você se perder, apenas mergulhe até colidir com o solo e comece tudo de novo. O Goggles abre com uma lista de 22 locações, incluindo Nova York, Los Angeles, Helsinki (Finlândia), Heraklion (Creta), a até Marte e a Lua (embora os testes com essas duas últimas não tenham funcionado). Também é possível definir seu próprio ponto de partida, embora o processo seja mais complicado e envolva mais passos. Mas se você encontrar o local desejado, é só voar por lá.

Por Computerworld/EUA