terça-feira, 29 de junho de 2010

Site testa a segurança de suas senhas na web

Curioso para saber se sua senha é segura? O "How Secure is My Password" pode dar uma dica de forma não muito clara. Você digita uma senha no campo indicado e o site faz uma estimativa de quanto tempo ela levaria para ser descoberta (ou "crackeada") por alguém mal intencionado.

A previsão é feita em tempo real, enquanto você digita. Veja alguns testes.

SENHA     TEMPO PARA SER DESCOBERTA/"CRACKEADA"
god1234                                           2 horas
gigablog                                           5 horas
Gigablog                                          61 dias
Gigablog75//                                    10 milhões de anos
GiGaBlog75$%                                100 milhões de anos

Os resultados reforçam as dicas comuns de segurança: números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas aumentam a segurança da senha. Os criadores afirmam que nenhuma informação é armazenada pelo site e que não há "transferência de dados" nesse processo. Se você quer saber "como funciona", eles respondem: 50% matemática, 51% bruxaria. O código fonte da ferramenta também está disponível para download, caso você se interesse por programação.

Fonte: Gigablog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Plugin para Firefox permite navegação mais segura com 'https'

O protocolo "http" que aparece na barra de endereços do seu navegador pode parecer inútil, mas ele é um bom indicador de segurança. Se ele aparecer como "https", por exemplo, significa que o site visitado está mais seguro que os sites "comuns", e os dados da página estão sendo transmitidos através de uma conexão criptografada que dificulta a "espionagem" de curiosos.

No Firefox ficou mais fácil forçar essa navegação segura. A Electronic Frontier Foundantion (EFF) lançou um plugin para o navegador que habilita o protocolo "https" nos sites compatíves. Para baixar o plugin, clique neste link e faça a instalação. Depois é necessário reiniciar o Firefox.

O plugin está em fase beta, mas já é compatível com sites como Twitter, Facebook, Google, PayPal e Wikipédia, entre outros.

Fonte: Gigablog