domingo, 24 de julho de 2011

CrashPlan

CrashPlan é um aplicativo para a criação de cópias de segurança (backups) automaticamente em seu sistema. Realizar este tipo de tarefa regularmente é essencial para não perder documentos e dados importantes.

O programa dispõe de ferramentas avançadas para a criação das cópias de segurança, com várias opções de destino para estes arquivos, inclusive servidores online, recurso este que é seu grande diferencial (mesmo sendo ele gratuito por apenas 30 dias).

Cadastro

Antes de tudo será preciso criar sua conta no serviço. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez será exibida na tela a opção de cadastro e se você ainda não tem uma conta neste serviço, será possível criá-la agora. Faça isso e siga adiante no programa.

Backups

Sempre que iniciar o CrashPlan, ele identificará a quantidade de arquivos existente em seu computador, bem como o espaço que eles ocupam. Feito isso você já pode iniciar o processo de criação de uma cópia de segurança. Realize esta tarefa selecionando quais arquivos serão copiados, clique no botão “Change” na seção “Files to Back Up” e defina os diretórios.

image

Destino dos arquivos

Será preciso também definir qual o destino da cópia de segurança. Ao todo são quatro opções diferentes: uma pasta do seu PC (“Folder”), outro computador cadastrado (“Another Computer”), um amigo (“Friend”) e, por fim, a Central CrashPlan. O programa funciona como uma rede social, na qual é possível adicionar seus amigos à sua conta.

Desta forma é possível enviar seus arquivos de backup para eles, ou seja, o CrashPlan pode servir também como uma ferramenta para compartilhamento de arquivos um tanto quanto mais simples que enviá-los por MSN, por exemplo. Além disso, se você instala o programa em outra máquina e faz o login em sua conta, poderá enviar arquivo de uma para outra normalmente, via internet.

image

É possível também guardar os arquivos em uma pasta do seu sistema, o modo mais tradicional de todos. Por fim, você pode selecionar a Central CrashPlan, o servidor online do serviço, para hospedar suas cópias de segurança. Esta opção é gratuita por apenas 30 dias e após este período deverá ser paga para continuar disponível.

Definições

Na guia “Settings” você poderá redefinir várias configurações sobre a utilização do CrashPlan, como por exemplo velocidades de conexão, inserir senha para a utilização do programa e informações gerais sobre a criação de cópias de segurança como, por exemplo, enviar notificações e alertas sobre brackups via Twitter ou email.

Fonte: Baixaki

domingo, 17 de julho de 2011

A-Patch ganha compatibilidade com novo Windows Live Messenger

O Messenger e outros produtos do Windows Live Essentials passaram por uma atualização discreta na última semana. Dentre as novidades, temos suporte ao protocolo SSL no Mail e melhorias na qualidade de som e imagem no Live Messenger.

Por enquanto, o nova versão só está disponível para download no site oficial; até o final do mês, uma atualização deve ser enviada a todos os usuários via Windows Update. A equipe responsável pelo A-Patch, porém, saiu na frente e já compatibilizou o utilitário com a última versão do Messenger.

image

Para quem ainda não conhece, o A-Patch é um dos melhores “add-ons” para o mensageiro da Microsoft. Entre aspas, pois ao invés de adicionar mais ferramentas, o aplicativo se propõe a remover recursos inúteis e algumas limitações. Dentre as várias opções do A-Patch, destacamos:

  • Remoção dos anúncios da janela principal e de conversação;
  • Remove restrição de transferência de apenas 3 arquivos simultâneos;
  • Remove o balanço da janela em chamados de atenção;
  • Habilita possibilidade de abrir mais uma instância do messenger;

O melhor de tudo é que você pode escolher quais opções quer aplicar e, caso não goste do resultado, ainda pode voltar atrás a qualquer momento. Outra vantagem do A-Patch é que, além de trazer a interface traduzida para o português, exibe um preview do que cada opção fará.

O  Yahoo! Messenger é o seu mensageiro padrão? Na página de downloads, você também pode baixar o A-Patch para o messenger da Yahoo!, versões antigas do Live Messenger e até mesmo para o “extinto” MSN Messenger.

Gratuito, leve e prático. Sem dúvidas, um aplicativo essencial!

Fonte: Guiadopc

sábado, 2 de julho de 2011

Site indica se dados de usuários foram hackeados e se ele deve mudar de senha

image

Quase que semanalmente algum grupo hacker tem noticiado que conseguiu ter acesso a bancos de dados. E para provar o ataque, eles ainda liberam o download da lista enorme de e-mails e senhas adquiridos.

Para ajudar o usuário que não conhece muito os recursos da rede, o australiano Daniel Grzelak criou o site “Should I change my password?” (Eu deveria mudar minha senha?) para que o internauta possa saber se as informações dele constam nessas listas vazadas ou não.

Ele criou um banco de dados baseado nas informações roubadas que foram disponibilizadas pelos hackers – inclusive, constam as mais de 60 mil senhas do Facebook, Twitter e contas de e-mail publicadas recentemente pelo LulzSec. A ideia é alimentar a base de dados conforme novos dados forem disponibilizados pelos hackers.

O funcionamento do site é simples: basta colocar o e-mail em uma caixa de texto, clicar no botão Check it! e a página retornará uma mensagem informando se o e-mail do usuário está na lista (ou não) e se ele deve mudar a senha dele – aliás, se sua senha estiver lá, quer dizer que um monte de gente também pode ter acesso a ela e tentar utilizá-la para acessar outros serviços.

O usuário mais desconfiado pode ainda se perguntar: mas por que confiar em um site desses? Será que não é um site para coletar e-mails e enviar spam? O próprio Daniel responde no FAQ do site: “Este não é um site de phishing e já foi testado e analisado por uma série de indivíduos e organizações confiáveis. Como autor, eu também disponibilizo meu contato para que você possa falar comigo e tomar sua decisão [se você quer usar o site ou não].”

Fonte: Gigablog