sábado, 26 de novembro de 2011

Faça o download do Microsoft Office 2010 Starter gratuitamente

A Microsoft é dona de uma das maiores e mais completas suítes de escritório disponíveis no mercado. É o eficiente e amplamente conhecido Microsoft Office. Assim como faz com o seu carro-chefe, o Windows, a gigante de Redmond comercializa a sua suíte de escritório dividindo-a em várias versões.

Até o Office 2007 todas as versões exigiam o pagamento de uma licença de uso, tal qual acontece no Windows. Porém, a partir de 2010, com o lançamento do Office 2010, a empresa adicionou mais uma versão à lista: a Starter. A principal diferença dela em relação às outras, é que ela é gratuita.

Porém, até então ela era distribuida apenas para fabricantes OEM (Original Equipment Manufacterer), que por sua vez, a instalavam em máquinas que ainda seriam vendidas. Assim, o consumidor final, nunca teve acesso livre a essa versão, e a única maneira de adquiri-la era comprando uma máquina nova. Era… Por que agora nós podemos baixá-la gratuita e legalmente. O Office 2010 Starter surgiu para competir com as muitas suítes gratuitas que estavam aparecendo no mercado, tais como OpenOffice, LibreOffice e até mesmo o Google Docs, que de uns tempos pra cá evoluiu muito.

untitled

O Office 2010 Starter justifica a sua gratuidade por apresentar apenas dois programas no pacote, o editor de textos Word 2010, e o editor de planilhas Excel 2010. Além disso, ambos não possuem todas as ferramentas apresentadas nas versões pagas dos softwares. Porém, mesmo com todas essas limitações, o Word e Excel Starter ainda atendem a necessidade de muitos usuários, que não precisam de muito para editarem seus textos.

E como a grande maioria dos softwares gratuitos, o Office 2010 Starter traz, ao lado direito, uma publicidade relacionada aos produtos Microsoft. O instalador web, de pouco mais de 1 MB, baixa todos os arquivos necessários para a instalação, que mesmo na minha internet de 1 Mb/s não demorou muito. Uma vantagem que esta versão tem sobre as demais, é a possibilidade de se fazer uma versão portátil a partir dela. Assim, você poderia carregar o Office 2010 no seu pen drive. Algo que pode ser útil em determinadas situações.

Para instalar o Office Starter em seu pen drive, basta ir em Iniciar, procurar pelo aplicativo Microsoft Office To-Go Device Manager e fazer os procedimentos necessários. O seu flash drive precisa ter pelo menos 400 MB livres. O Microsoft Office 2010 Starter pode ser útil para você que já se acostumou com a interface dos produtos da gigante de Redmond e não quer migrar para outras plataformas, mas também não quer usar produtos piratas em seu computador. Portanto, vale a pena baixá-lo, nem que seja para tê-lo no pen drive e usá-lo em um momento de precisão.

Download | Microsoft Office 2010 Starter (português brasileiro)

Fonte: guiadopc

sábado, 5 de novembro de 2011

Crie seu app para smartphones Android

Basta ter uma boa ideia para criar um app bem-sucedido para Android com o serviço online App Inventor. Ele permite montar aplicativos trocando o código-fonte por blocos de ações com acesso a recursos como os dados das ligações e a agenda do usuário. Neste tutorial, usaremos o App Inventor para criar um aplicativo simples, que exibe o resultado de uma busca predefinida no Twitter. Pronto para seu primeiro app?
1 Preparação
Antes de tudo, prepare o micro para rodar o app inventor. instale o Java e acesse a página de verificação do App Inventor. Pressione o botão Launch e espere aparecer um aplicativo de exemplo, que é um simples bloco de notas. Se rodar direitinho, o micro está pronto.
2 Criação do projeto
Acesse o site do App Inventor (http://appinventor.googlelabs.com) e clique em My Projects > New e dê um nome para seu projeto. a tela que aparece a seguir é dividida em quatro partes. À esquerda, em Palette, estão os componentes que podem ser adicionados à interface. A seção Viewer mostra a interface como será exibida no smartphone. Depois, temos a listagem dos componentes já utilizados (Components) e as propriedades do componente selecionado (Properties).
3 Primeiros componentes
Arraste três componentes da seção Palette para a área de interface, posicionando um Button e um Label no topo da tela. abra, na seção Palette, o item Social. arraste o componente Twitter para a área de interface. Note que ele não aparece na tela, mas abaixo.

4 Programação estilo Lego
Pressione o botão Open The Blocks Editor para ver a janela de criação do “código”. Depois, acesse a guia Built-In e clique em Definition. Arraste o item Def Variable As para a seção da direita da tela. A seguir, clique na opção Text e arraste o primeiro item, encaixando-o ao Def Variable As. Clique, no bloco, no texto Variable, e o altere para TextoTweets.
5 Bloco do Twitter
O próximo bloco trata da ação quando o botão é pressionado. Passe à guia My Blocks e clique no item Button1. Arraste o bloco Button1. Click para o lado direito. Agora, clique no item do Twitter1 e arraste o bloco Twitter1.SearchTwitter, encaixando-o dentro do Button1.Click. Volte à guia Built-In e clique em Text. Arraste um bloco Text, encaixando-o à direita de Twitter1.SearchTwitter. Troque o texto do bloco Text para o que será buscado no Twitter, por exemplo, @_INFO.
6 Dê um laço
O terceiro bloco faz o tratamento dos resultados da busca. Como é mais complexo, vamos criá-lo em dois passos. Primeiro, passe à guia My Blocks e clique em Twitter. Arraste o item Twitter1.SearchSuccessful para a direita. Dentro desse item vão dois blocos. O primeiro é o ForEach, que está dentro de Control, na guia Built-In. Já o segundo bloco é o Set Label1.Text, que está em My Blocks > Label1. Por fim, acesse My Blocks > My Definitions e arraste o item global TextoTweets, encaixando-o à direita de Set Label1.Text.

7 Tratamento de textos
Para o último bloco do programa, falta tratar o resultado da busca, transformando-o em texto. Para isso, acesse My Blocks > My Definitions e arraste o item Set Global TextoTweets para dentro do ForEach. Passe à Built-In > Text e arraste o item Join, grudando-o ao lado de Set Global TextoTweets. O item Join tem dois espaços para blocos. Adicione mais um Join no segundo espaço. Agora, na ordem dos espaços de Join, adicione os itens My Blocks > My Definitions > Global TextoTweets, My Blocks > My Definitions > Item e Built-In > Text > Text. Neste último bloco, mude seu texto para \n\n.
8 Hora de testar
Aplicativo pronto, hora de testar usando um emulador. Clique em New Emulator e desbloqueie o smartphone virtual arrastando o ícone de cadeado. Espere a mensagem de criação de cartão SD desaparecer. Volte à janela dos blocos e clique em Connect To Device, selecionando o item do emulador na lista. O programa deve ser carregado no emulador. Pressione o botão e verifique se a busca no Twitter é feita corretamente.
9 Distribuição
Para gerar um pacote que pode ser instalado no telefone e enviado para os amigos, clique no botão Package For Phone, que fica na janela do projeto. Escolha a opção Download To This Computer. Será gerado um pacote com a extensão APK. Por enquanto, ainda não é possível enviar os aplicativos criados com o App Inventor direto para o Android Market, mas o Google promete essa possibilidade para breve.

Fonte: infoexame

Confira as instruções para apagar conversas e dados de navegação nos smartphones iPhone e Android e garantir a privacidade

Os smartphones são muito úteis para guardar histórico de ligações, mas esses dados podem ser acessados por qualquer um que pegue o aparelho. Uma forma de evitar que dados sigilosos sejam roubados é apagar tudo periodicamente. No iPhone, para apagar o histórico, basta acessar Telefone > Recentes, e pressionar o botão Limpar. Para eliminar rastros de navegação, acesse Ajustes > Safari e clique nos três botões de limpar, eliminando cookies, histórico e cache. No Android, o jeito mais fácil e rápido de fazer isso é com o app HistoryEraser, que elimina os dados com um clique.

Fonte: infoexame

Os melhores utilitários gratuitos para seu PC

Separamos 5 programas para recuperar um PC que não “dá boot”, livra-se do lixo acumulado, desfragmentar o HD, lidar com arquivos compactados e fazer um inventário do hardware

Tudo fica melhor com um upgrade. Mas programas que deixem seu computador mais versátil podem custar dezenas ou centenas de reais. Felizmente, os programas que listamos aqui não custam nada: são “freeware” (software grátis) no mais puro sentido da palavra. Alguns deles podem ter recursos limitados em relação a uma versão “completa” (e paga), mas incluímos apenas programas com recursos suficientes para serem úteis.

Não há dois PCs iguais, então você precisa se certificar de que o software que baixar é compatível com sua máquina. Todos os programas que listamos funcionam no Windows 7, e a maioria deles também funciona com versões mais antigas do Windows como o Vista ou XP, mas verifique os requisitos de sistema de cada um deles no site do fabricante antes de instalar.

Também é recomendado criar um ponto de restauração do sistema antes de instalar qualquer programa que tenha acesso aos seus arquivos ou configurações do sistema operacional, como anti-vírus, aplicativos de desktop remoto, utilitários para remoção segura de arquivos, etc. A regra é simples: é melhor prevenir do que remediar. Se algum programa causar problemas, basta “voltar” o sistema para o ponto de restauração feito antes de sua instalação e pronto!

Com tudo pronto, é hora de “incrementar” seu PC. Preparado? Começamos com 5 utilitários que vão ajudá-lo a recuperar um PC afetado por malware, livrar-se do “lixo” acumulado na máquina, obter informações detalhadas sobre seu hardware, desfragmentar o HD e lidar com arquivos compactados.

BootMed: baseado no Ubuntu, este disco de boot foi projetado para recuperar PCs com Windows com erros na inicialização (boot) ou infectados por malware. O BootMed é simples, mas não é exatamente fácil de usar. Entre o pequeno, porém variado, conjunto de ferramentas inclusas estão um gerenciador de partições, um utilitário que permite a execução de programas Windows para remoção de malware, o utilitário PhotoRec para recuperação de arquivos e o TestDisk para recuperação de partições e diagnóstico de problemas de boot. Tudo isso apresentado em uma interface desktop. Usuários familiarizados com o Linux também tem acesso à linha de comando usando um terminal. É um download grande, quase 700 MB, mas vale a pena.

CCleaner: uma das mais populares ferramentas para remoção do “lixo” que se acumula ao longo do tempo em seu PC, o CCleaner pode remover arquivos temporários, esvaziar o cache do navegador, limpar o registro do Windows e muito mais. E a ferramenta é inteligente o suficente para, ao apagar os cookies do navegador, deixar aqueles úteis, como os pertencentes a serviços do Google ou Yahoo!. A principal novidade na versão 3.0 é que ela funciona em versões de 64-Bits do Windows.

PC Wizard: se você quer informações extremamente detalhadas sobre o hardware e software de seu PC, o PC Wizard é a ferramenta certa. Capaz de criar uma lista com todos os componentes de sua máquina, ou de indicar o nível de atividade em cada um dos núcleos do seu processador, ele também mostra informações sobre pontos de restauração, inicialização e desligamento da máquina e inclui benchmarks capazes de testar várias partes do sistema.

7-Zip: disponível em versões para sistemas de 32 ou 64 Bits, o 7-Zip é capaz de criar e expandir arquivos .ZIP usando criptografia AES. Isso é importante porque o método padrão de proteção de arquivos .ZIP, com uma senha simples, é facilmente quebrado e insuficiente se você quer enviar documentos importantes por e-mail, por exemplo.

Além disso o 7-Zip tem seu algoritmo próprio de compressão, produzindo arquivos com a extensão .7z que ocupam menos espaço que arquivos .ZIP equivalentes, e é capaz de lidar com arquivos em outros formatos, como .RAR, .ARJ, .LHA, .TAR, .GZ, .BZ2 e muitos outros. Resumindo: se você precisa abrir, ou criar, um arquivo compactado, não há ferramenta melhor que o 7-Zip.

Smart Defrag: uma das formas mais fáceis de ter certeza de que você conseguirá recuperar seus arquivos em caso de um acidente com o HD é desfragmentar o disco, e o Smart Defrag é uma ótima ferramenta para isso. Testes recentes mostraram que desfragmentar um disco não traz um ganho de desempenho tão grande quanto as pessoas esperam, mas “agrupar” todos os pedaços de um arquivo em um só local torna mais fácil recuperá-los se o arquivo for excluído por engano, por exemplo.

Assim como o utilitário de desfragmentação embutido no Windows, este programa analisa seu disco, mostra os resultados e permite a você decidir se quer continuar com o processo. Também há recursos como diferentes níveis de desfragmentação: de “completa” a um simples reposicionamento dos arquivos para quem fiquem nos locais mais adequados. O utilitário só não é recomendado para quem tem uma unidade SSD, já que a reescrita constante pode desgastar os bancos de memória.

Fonte: pcworld

Digite "do a barrel roll" no Google e seja feliz

Tornada famosa pelo jogo Starfox 64, a frase “Do a barrel roll” se tornou um dos memes mais conhecidos da internet. Agora, até mesmo a gigante das buscas Google se rendeu à brincadeira, mostrando um efeito especial aos usuários que a digitam em sua página principal (sem qualquer espécie de aspas ou palavra adicional).

Não é a primeira vez que a empresa mostra um efeito especial escondido caso se digite uma palavra específica no sistema de buscas. Ao escrever a palavra “tilt”, por exemplo, o site fica ligeiramente entortado, como se alguma espécie de erro tivesse acontecido, tal como acontecia em computadores e consoles de video game mais antigos.

  • Clique aqui para conferir o efeito "Barrel Roll" automaticamente.
  • Clique aqui para ver o efeito "Tilt" automaticamente.

Fonte: tecmundo

Site mostra universo em escala de maneira impressionante

Que tal comparar o seu tamanho em relação ao universo? Uma belíssima animação em Flash disponibilizada no site Primax Studio mostra, em escala, o tamanho dos seres humanos em relação a objetos microscópicos e também se comparados a galáxias inteiras.

Para brincar no aplicativo, basta utilizar a barra azul logo abaixo da tela central para ampliar ou reduzir o zoom. O trabalho mostra o quão pequeno pode ser o homem e até mesmo o planeta em relação a tudo o que nos cerca. As informações estão disponíveis apenas em inglês, mas sem dúvida vale muito a pena a visita.

Fonte: tecmundo

12 aplicativos para smartphones Android que adoramos

Como resultado dessa consulta, separamos doze aplicativos (três de cada um) que servem como utilitários, jogos ou consulta. É uma lista bem variada e legal pra quem acabou de comprar um Android ou quer diversificar os apps que tem no seu smartphone.

Skype

O Skype Android é um aplicativo para smartphones que utilizam a plataforma Android. Seguindo os padrões do Skype, o aplicativo oferece a possibilidade de conversas tanto por escrito, como também através de chamadas de voz. O app também oferece chamadas de vídeo skype para skype. As conversas podem ser, de graça, com outros usuário do programa ou, pagas, para celulares e telefones fixos. Usando seus créditos skype também dá para enviar SMS para celulares a preços mais baixos.

O aplicativo possibilita que o usuário faça outras atividades no celular enquanto faz uma chamada de voz. É possível consultar outros apps do aparelho, como e-mail, ou navegar na internet.

Apesar dessa possibilidade, a app só aceita apenas uma chamada de voz por vez – nada de chamadas em grupo por enquanto. Outro recurso interessante, é a sincronização da agenda do Skype com a agenda nativa do aparelho. Com essa ferramenta, é possível realizar ligações para seus números cadastrados através do aplicativo.

Baixe o Skype pelo Downloads INFO.

WordReference

Sempre vale uma visita ao WordReference se você tem dúvida de tradução de uma palavra. No computador, um jeito simples de acessar o conteúdo é inserir o WordReference na barra de pesquisa do browser, mas se você está longe do PC, é só baixar a aplicação para seu celular.

A versão móvel do serviço mantém toda sua funcionalidade, incluindo a possibilidade de consultar o conjugador de verbos em espanhol e participar do fórum, espaço muito útil para resolver dificuldades no uso dos idiomas. O WordReference oferece traduções de português para inglês e espanhol (e vice-versa), além de trabalhar com outros pares de idiomas.

Baixe o WordReference pelo Downloads INFO.

IMO

O imo.im é um mensageiro instantâneo polivalente. Além de entrar nas redes MSN, Google Talk e Facebook, também se conecta a ICQ, Yahoo!, MySpace, Skype e Jabber. As contas podem ser vinculadas, o que permite fazer o login em várias delas simultaneamente e evita a necessidade de ter uma conta no próprio serviço.

O app tem um serviço de compartilhamento muito bacana: dá pra enviar mensagens de voz, vídeo, imagens e outros arquivos. Há suporte para multitarefa e você pode configurar notificações. Há uma lista (configurável) de favoritos e a possibilidade de criar atalhos para o IMO. Além disso, ele tem uma interface fácil e bonita.

Um dos problemas do IMO é que justamente na hora de compartilhar imagens. Ele não manda a imagem diretamente pelo app. Em vez disso, envia um link para a imagem – o que pode ser um pouco contraprodutivo. Mesmo assim, a interface bonita e a excelente conexão do IMO são seus pontos mais fortes.

Baixe o IMO pelo Downloads INFO.

Seesmic

Com o Seesmic atualizar seu status no Twitter e Facebook se torna uma tarefa prática, rápida e inteligente.

O programa reúne em uma mesma janela todas as informações necessárias para não perder nenhum tweet ou atualização de amigos no Facebook. O usuário pode escolher quais colunas irá exibir, como Home (página principal do Twitter), mensagens diretas, menções ao usuário, atualizações de status, termos de busca, etc.

O Seesmic possui opções de configurações para os alertas, permitindo que cada um seja alertado da maneira que achar conveniente. Para facilitar o uso, o Seesmic realiza upload de imagens e vídeos em uma série de serviços automaticamente, bem como geradores de URLs curtas.

Baixe o Seesmic pelo Downloads INFO.

Cut the Rope

Cut the Rope é um jogo viciante para Android. Com gráficos lindos e o que parecem ser infinitas fases, você usa o multitoque do celular para cortar cordas (e utilizar uma série de diferentes instrumentos) e tentar jogar o doce na boca do monstro “Om Nom”, que fica parado – e se parece muito com um sapo.

Deslizar o dedo sobre as cordas faz com que elas se cortem. Cada uma das ferramentas também tem os movimentos precisos, como clicar diversas vezes ou clicar e segurar. Quando o doce passa por uma estrela, você a adiciona à sua coleção. Há um mínimo de estrelas necessário para avançar de fase e abrir outros estilos de jogo.

Conforme vão passando as fases, o jogo vai ficando mais complexo (com inimigos e mais obstáculos) e, invariavelmente, mais viciante. O app permite a configuração do volume do som e música entre algumas outras coisas mais simples. O melhor de Cut the Rope é que ele é de fácil compreensão e pode ser usado para divertir crianças e adultos.

Baixe o Cut the Rope pelo Downloads INFO.

PicPlz

PicPlz é um aplicativo de edição e compartilhamento de fotos para Android. O app tem acesso à câmera do seu smartphone. Depois de tirada a foto, basta aplicar um dos diversos efeitos disponíveis e compartilhar com a rede social interna do PicPlz ou com serviços como Facebook, Twitter, Flickr, Tumblr, Posterous e Foursquare.

O aplicativo oferece também a possibilidade de sincronização imediata com sua conta Dropbox. Opcionalmente, suas fotos podem conter a localização em que elas foram tiradas – e é possível falzer check in em comércios e eventos.

PicPlz sempre mantém uma cópia da fotografia original, então é possível experimentar diversos efeitos. Uma vez decidido quais serão aplicados, a foto pode ser salva na galeria de imagens do smartphone, também. O acesso à rede social do app pode ser feito pelo seu web browser, também.

Baixe o PicPlz pelo Downloads INFO.

Asphalt 6

Asphalt 6: Adrenaline HD é um app para Android de jogo de corrida extremamente sofisticado. O aplicativo tem imagens incríveis, uma interface fácil de usar e comandos de resposta rápida. O app oferece uma série de carros e motos que você pode usar e “colecionar” conforme vá somando vitórias.

Além do modo simples de jogo, é possível competir contra seus amigos (até 6 pessoas ao mesmo tempo) no modo multi-jogador local ou online. O aplicativo até monta uma tabela de classificação online mundial para você saber qual sua posição no jogo.

Dentro as opções de locais de corridas – todos com gráficos em HD – estão Los Angeles, Tóquio e Bahamas. Você pode escolher se quer participar de desafios, campeonatos e eventos diferentes. As combinações são muitos.

O usuário pode não só comprar carros e motos novos, como também usar as diversas opções de tuning e configuração que o Asphalt 6 oferece.

Baixe o Asphalt 6 pelo Downloads INFO.

Google Authenticator

Google Authenticate é um aplicativo de segurança para seu Android. Ele cria mais uma barreira de proteção para o seu Gmail. O app, oficial do Google, é fácil e simples de usar. Ele passa a exigir que, além de se colocar o nome de usuário e senha, a pessoa que tenta entrar no seu Gmail tenha de colocar um código de verificação gerado no seu celular.

Muito simples, para configurar o Authenticate basta usar um código QR, ele tem uma interface intuitiva e clean. O app oferece suporte a diversos idiomas, dentre eles o inglês, e diversas contas Gmail. Para usar o aplicativo, é preciso ativar a verificação em duas etapas na sua Conta Google, na página de configurações de conta.

O Google Authenticate é gratuito e está disponível para iPhone e Android.

Baixe o Google Authenticate pelo Downloads INFO.

Equalizer

Equalizer melhora a qualidade de som do seu smartphone. Através de predefinições feitas pelo usuário, ele permite ajustar níveis de efeitos de áudio de maneira personalizada. Alguns dos efeitos que o Equalizer oferece são amplificador de graves, virtualizador e reverberação.

O mais legal do app é que ele reconhece os meta dados de arquivos de músicas para identificar o gênero e aplicar automaticamente a equalização de acordo com o estilo musical. Isso pode não fazer tanta diferença no autofalante do smartphone, mas a melhora é perceptível no som de fones de ouvido.

O app é fácil de usar, tem uma interface bonita além de opções de widgets e atalhos. Equalizer é gratuito.

Baixe o Equalize pelo Downloads INFO.

Angry Birds

O Angry Birds é um jogo de ação para celulares. Enorme sucesso nas lojas iTunes (Apple) e Ovi (Nokia), este download é sua versão para Android, gratuita.

O jogo é destruição pura. Com um estilingue, atire os pássaros vingativos nas construções em que estão os porquinhos ladrões de ovos. Dependendo da sua pontaria, a eficácia do “pombo com asas” deve ser maior ou menor.

Os hilários sons exercem grande papel no gameplay, lembrando o jogo Worms. A animação e a física dos movimentos são maravilhosas, atribuindo grande carisma tanto aos heróis quanto aos vilões.

Baixe o Angry Birds pelo Downloads INFO.

Paper Camera

Papercamera é um aplicativo de filtros para as imagens no seu smartphone. Ele transforma suas fotos em um estilo de cartoon/novela. Os efeitos são todos em tempo real, então dá para testá-los antes de tirar a foto.

Há uma série de filtros que podem ser utilizados pelo usuário, todos divididos em coleções: cartoon, sketch, comic book, half tone, noir e neon. O app tem uma interface bonita e fácil de usar. As repostas do tempo real são rápidas – o que torna toda experiência do Papercamera mais divertida.

Por enquanto, ainda não há suporte para zoom, flash ou câmera frontal. O aplicativo custa R$ 3,30 no Android Market.

Baixe o Papercamera pelo Downloads INFO.

Pulse News

Pulse News é um aplicativo para Android que ajuda a buscar notícias em sites e redes sociais. O aplicativo tem um design muito bonito e uma interface intuitiva e divertida. Pulse pega seus sites favoritos, inclusive o Facebook e os arranja no formato de um mosaico interativo.

Para ler a notícia, basta clicar no artigo no mosaico. Depois de ler, o app também oferece a possibilidade de compartilhar a matéria no Facebook, Twitter ou por email. O mosaico é inteiro personalizado e fica fácil selecionar conteúdos de diversas editorias. Todas as sextas feiras, o aplicativo coloca conteúdo novo na seção de “Featured”.

O mosaico pode ocupar até cinco páginas diferentes – o que soma cerca de 60 fontes de notícias totalmente customizáveis. Para alterar as imagens, basta arrastar os ícones. Além de sites e noticiários tradicionais, o Pulse também pode buscar conteúdo no Facebook, YouTube, Vimeo e outras redes sociais. Uma das melhores coisas é que ele carrega as notícias quando você está online, para você poder ler o que quiser offline. O Pulse também sincroniza com feeds RSS, como o Google Reader.

Baixe o Pulse News pelo Downloads INFO.

Fonte: infoexame