sexta-feira, 22 de março de 2013

Análise: Google Keep é simples e rápido

Image representing Google as depicted in Crunc...
Image via CrunchBase
O Keep, serviço do Google para notas, estreou há algumas horas. Ainda inacessível por meio do navegador, ele já pode ser baixado na Play Store. O sistema tem funções similares às do Evernote, o que coloca o aplicativo do elefante em pé de concorrência com a gigante das buscas.

No smartphone, o Keep oferece quatro opções de notas: anotação, lista, voz e fotografia. Os dois primeiros casos tratam de pequenos textos, com possibilidade de checar itens no caso da lista. Imagens e cores podem ser adicionadas em ambos os tipos.

Na opção de voz, o usuário pode gravar uma breve mensagem por meio do microfone do seu smartphone. A fala é transcrita e também fica disponível em arquivo de áudio. O ícone para fotos adiciona uma imagem à série de notas. Não há opção para vídeos.

De interface simples, o Keep agrupa todas as notas em blocos ou retângulos. Nos dois casos é possível mudar a ordem do que foi guardado no serviço. Também é possível arquivar notas antigas, acessíveis por meio da busca do aplicativo.

Segundo o Google, há um recurso que coloca o aplicativo na tela de bloqueio do smartphone, facilitando seu uso, disponível apenas para a versão 4.2 do Android. Todas as outras funções só estão acessíveis para o sistema operacional do Google, única plataforma com suporte ao Keep até então.
Fonte: Olhardigital
Enhanced by Zemanta

sábado, 16 de março de 2013

Messenger Plus! não morre junto com Live Messenger e lança extensão para o Skype

Image representing Skype as depicted in CrunchBase
Image via CrunchBase

Você se lembra do Messenger Plus! Live, aquele plugin para o Windows Live Messenger que adicionava algumas funções extras em janelas do aplicativo? Então, mesmo sabendo que o IM teve sua morte declarada em nome do Skype, eles não desistiram e criaram uma versão do add-on específica para ele mesmo, o Skype!
Agora no Skype.
Agora no Skype.
A versão nova do Messenger Plus! for Skype traz recursos como compartilhamento de vídeos direto da janela, animações semelhantes aos antigos Winks da época do MSN Messenger (blé!), efeitos sonoros, efeitos decorativos para a webcam, efeitos de voz, toques de chamada personalizados, modo menu, registro do bate-papo, barra de ferramentas e, vejam só, gravação de chamadas.
O vídeo abaixo foi feito pelos desenvolvedores do aplicativo e ele mostra uma visão geral da usabilidade do Messenger Plus! for Skype.
O Messenger Plus! for Skype está disponível atualmente na versão 1.8, possui suporte ao idioma português e seu arquivo de instalação pesa 1 MB. Apesar de tudo, eles ainda suportam oficialmente a versão para o Windows Live Messenger. Você ainda usava o Messenger Plus! no seu Messenger e pretende usá-lo no Skype ou tudo isso não passa de inutilidade para você?
Fonte: guiadopc.com.br

Enhanced by Zemanta

Acesse todos os seus arquivos do Dropbox, Skydrive e GDrive com o RainbowDrive


Os serviços de armazenamento na nuvem estão cada vez mais em alta e são várias as opções que oferecem espaço gratuito para que os usuários armazenem seus arquivos e possam recorrer a eles a partir de quase qualquer dispositivo com acesso à grande rede. Entre os serviços mais populares estão o Dropbox,SkyDrive,da Microsoft e o Google Drive, embora alternativas interessantes estejam surgindo, como o Mega.
A facilidade de acessar seus arquivos em qualquer lugar fica ainda mais evidente quando cada um destes serviços possuem aplicativos para as mais diversas plataformas, desde sistemas operacionais tradicionais até smartphones. Isso realmente é uma mão na roda. Mas enquanto por um lado é muito fácil criar contas em vários serviços na nuvem, por outro é preciso refletir que será necessário baixar os aplicativos para cada um deles, gerando um desconforto no momento de buscar arquivos que estiverem em serviços diferentes e também poluindo seus dispositivos. Com esse cenário em mente, por que não pensar em um único aplicativo que integre todos os serviços supracitados (com exceção do Mega)? Pois esta solução existe, e foi batizada deRainbowDrive, disponível para Windows 8iOS e Android.
Ela é cria de uma empresa chinesa chamada Compal Eletronics. O arquivo de instalação para Windows 8 é bem pequeno, pesa apenas 3.7 MB.
RainbowDrive - Tela inicial
RainbowDrive – Tela inicial
Ao instalar o RainbowDrive no novo sistema da Microsoft a primeira coisa que você deve fazer é fazer login nas suas contas dos serviços de armazenamento na nuvem. É importante mencionar também que você poderá integrar múltiplas contas do SkyDriveDropbox e Google Drive, ou seja, mesmo que você possua mais de uma conta em algum desses serviços, poderá adicionar todas elas e acessar os arquivos por uma única ferramenta. Entre as formas de visualização dos arquivos, há a opção de visualização unificada, que mostra “tudo junto e misturado”, ou seja, todos os arquivos, de todas as nuvens que você faz uso, em uma única tela. E há também avisualização por tipos de arquivos, assim você pode refinar ainda mais a sua busca e visualizar apenas arquivos de fotos, ou somente vídeos, documentos, etc. Além desses dois, você pode visualizar também apenas os documentos hospedados em um único serviço, que serão separados por colunas.
A interface do RainbowDrive é bem limpa, assim como manda a cartilha de apps para o Windows 8. Desta forma, o usuário não se perde navegando nas funções que o software oferece, que por sinal são bem básicas, apenas abrir, excluir ou compartilhar seus arquivos. E por falar em abrir arquivos, este programa tem embutido um leitor de vídeos e imagens, de forma que você pode executar tanto vídeos que você tenha salvo, como também realizar uma apresentação de imagens em determinada pasta. E como você pode ver na imagem abaixo, ele também suporta miniaturas. Assim, você não precisa ficar vendo o nome do arquivo para saber do que se trata aquela imagem ou vídeo.
RainbowDrive - Interface
RainbowDrive – Interface
Abaixo, seguem as principais características do RainbowDrive:
  • Integrar Dropbox, Google Drive e SkyDrive;
  • Suporte para múltiplas contas de login para cada um dos serviços de armazenamento na nuvem;
  • Upload, download, e exclusão de arquivos;
  • Categorizar automaticamente os arquivos por fotos, música, vídeo, ou outro tipo de arquivo;
  • Reprodução de imagens, vídeos, áudio, etc;
  • Pesquisar arquivos em todas as contas.
Após vermos rapidamente as funções do RainbowDrive podemos concluir que ele é altamente recomendado para pessoas que usam múltiplos serviços de armazenamento na nuvem. Como vantagem, ele pode contar o fato de ter uma interface limpa e que facilita a gestão de seus arquivos. Por outro lado, se você procura opções mais avançadas, ele não poderá lhe oferecer, já que lhe permite apenas abrir, excluir e compartilhar arquivos. Alguns apps móveis, como o Dropbox, têm outros recursos, como Instant Upload. Essa função faz o upload automático de todas as fotos que você tirar com o smartphone e lhe dá espaço extra quanto mais fotos você subir para o serviço. Com o RainbowDrive você perde essas regalias.
Mas se você quer apenas gerenciar seus arquivos nos mais diferentes serviços de armazenamento na nuvem semt er que instalar um programa para cada alternativa, o RainbowDrive certamente é a escolha a ser feita! Como já mencionado, ele pode ser instalado no Windows 8, iOS e Android. Abaixo, os links para download:
Esta foi a nossa coluna Dicas para Windows desta semana. Esperamos sinceramente que tenha gostado da nossa dica e que o RainbowDrive lhe ajude a gerenciar seus arquivos na nuvem.
Fonte: guiadopc.com.br

Enhanced by Zemanta

Configurando o CCleaner para limpar automaticamente o PC


O CCleaner é um daqueles programas que ajudam bastante na nossa rotina de manutenção do computador, fazendo todo aquele trabalho sujo de tirar o lixo do sistema operacional e desaparecer com ele. Quem dera se algo assim existisse na vida real…
Pois bem, usando algumas ferramentas do CCleaner e do Windows, é possível fazer com que o software seja executado e mantenha seu computador limpo quando você quiser.
O CCleaner oferece uma opção para que ele seja executado diretamente na inicialização do Windows e limpar o sistema. Para isso, abra o software e clique em Opções, na lateral esquerda, e depois em Configurações. Selecione a opção Executar o CCleaner quando o Windows iniciar. Assim, o aplicativo é executado quando o Windows inicializar.
Configurando o CCleaner para executar automaticamente na inicialização do Windows.
Configurando o CCleaner para executar automaticamente na inicialização do Windows.
Também é possível agendar uma rotina de execução usando o Agendador de Tarefas do Windows. Para isso, abra-o pesquisando por ele no menu Iniciar ou na tela Iniciar por “Agendador de Tarefas” ou então pelo Painel de Controle.
Com o Agendador de Tarefas aberto, vá para a lateral direita e clique na opção Criar Tarefa…. Dê um nome à tarefa, e clique em Executar com privilégios mais altos. Vá para a guia Disparadores, clique no botão Novo… e escolha a hora que você deseja que o seu computador seja limpo pelo CCleaner. Selecione também se você quer que o software entre em ação apenas uma vez, diariamente, semanalmente ou mensalmente. Há também outras configurações que ficam a seu gosto.
Selecione o caminho onde se encontra o CCleaner e coloque-o no respectivo campo.
Selecione o caminho onde se encontra o CCleaner e coloque-o no respectivo campo.
Na guia Ações, em Ação, selecione a opção Iniciar um programa. Em Programa/script, você colocará o caminho para o executável do CCleaner. Geralmente ele fica em C:\Program Files\CCleaner\CCleaner.exe, mas para ter certeza disso, encontre um atalho do CCleaner em algum lugar do seu computador, clique nele com o botão direito e selecione a opção Propriedades e veja o caminho em Destino. Copie e cole, se quiser, mas remova as aspas. Mais embaixo, em Adicione argumentos (opcional), coloque o parâmetro /AUTO. Isso garante que o CCleaner não precisará de interação do usuário (como clicar em Executar limpeza) para funcionar.
CCleaner configurado para executar uma vez por semana.
CCleaner configurado para executar uma vez por semana.
Confirme as mudanças clicando em OK. A tarefa de execução do CCleaner aparecerá em Tarefas Ativas e nada mais precisa ser feito.
Fonte: guiadopc.com.br

Enhanced by Zemanta

Alternativas ao Google Reader

Image representing Google Reader as depicted i...
Image via CrunchBase

Nesta semana todos fomos surpreendidos com o inesperado fim do Google Reader. Os muitos usuários do serviço que serão órfãos a partir do dia 1º de julho já demonstram preocupação em relação ao futuro de seus feeds. Se você é um desses preocupados, não tema: O Guia do PC trouxe para você algumas das melhores alternativas ao Google Reader para você não ficar sem acompanhar suas assinaturas em momento algum. 
Para facilitar a migração para outro serviço de assinatura, o Google disponibilizou uma ferramenta para exportar todos os seus dados do Reader pelo Google Takeout e então importar no serviço de sua preferência. Confira alguns dos principais serviços e suas vantagens individuais:

NewsBlur

NewsBlur
NewsBlur é uma das melhores alternativas ao Google Reader. O serviço tem um plano gratuito, limitado a assinatura de apenas 12 feeds e um pago sem limitações por apenas $24 por ano (dois dólares por mês!). Ele suporta a importação de seus Feeds do Google Reader, tem recurso de compartilhamento e aplicativos para iPhone, iPad e Android. Ele também tem um recurso interessante de mostrar a notícia no Feed com o visual do site original, exatamente da mesma forma que você veria visitando o site manualmente. Por ser um serviço pago, mesmo que barato, passa ao usuário um pouco mais de confiança em relação ao futuro da ferramenta.

Feedly

Feedly
Feedly é uma das alternativas gratuitas mais sofisticadas ao Google Reader. O formato principal de uso é através de uma extensão para o Chrome, mas também estão disponíveis aplicativos para smartphones e tablets Android e iOS e até mesmo para o Kindle. Seu visual sofisticado e com uso intenso de HTML5 chama a atenção por ser simples e funcional. Apesar de ser baseado no Google Reader, os criadores do Feedly anunciaram que os usuários não precisam se preocupar, já que seus feeds serão mantidos mesmo com o fim do Reader graças a uma plataforma em desenvolvimento chamada Normandy.

Pulse

Pulse
Dos serviços citados dessa lista, talvez o Pulse seja o único com uma proposta um pouco diferente – tanto é que ele já era usado antes do fim do Reader, mas não como uma alternativa ao serviço. A proposta do Pulse é ser um serviço gratuito que pretende transformar os seus feeds num tipo de revista digital, com destaque em imagens grandes organizadas em uma interface que muitas vezes pode ser confusa, mas definitivamente elegante e funcional (depois que se aprende a usa-la). Além do aplicativo web, estão disponíveis uma extensão para o Chrome e aplicativos para Android e iOS.

The Old Reader

The Old Reader
The Old Reader se tornou razoavelmente conhecido quando o Google resolveu tirar a opção de compartilhamento do Reader em virtude do Google+, chegando com a proposta de criar uma alternativa que se aproximasse o máximo possível do que o Google Reader era anteriormente. Apesar de não possuir aplicativos próprios para dispositivos móveis, ele tem uma interface alternativa adaptada para uso nestes dispositivos. O serviço é gratuito, mas pode deixar a desejar por ser um pouco lento em alguns momentos. Pontos bônus pela interface em português.

Já encontrei meu substituto, como migrar meus Feeds?

Agora que você já tomou a difícil decisão de escolher uma alternativa ao Google Reader, resta saber como importar todos as suas assinaturas para o novo serviço, porque convenhamos: não é nem um pouco conveniente precisar procurar todos os sites manualmente para refazer a assinatura do Feed. Mas não se desespere: Como citado no início do texto, é uma tarefa simples exportar os seus dados do Google Reader.
Primeiramente, você precisa acessar a página do Google Takeout, uma ferramenta que ajuda o usuário a fazer backup dos dados de vários serviços da sua conta Google. Na página, você precisa ir na segunda aba (“escolher serviços”) e marcar somente o Google Reader, e então confirmar a ação. Feito isso, um arquivo começará a ser gerado para que você possa importar no seu novo agregador de feeds:
Google Takeout - Reader
Dados do Google Reader prontos para download
Depois disso é só ir na opção de importar do seu novo gerenciador e enviar o arquivo subscriptions.xml para que o serviço reconheça suas assinaturas.
Fonte: guiadopc.com.br

Enhanced by Zemanta

domingo, 3 de março de 2013

Tinder


Com uma interface mais simples e bem bonita, o Tinder, para iOS, mistura o sistema e marcação do Bang With Friends com um "serviço de encontros".

O aplicativo se conecta ao Facebook do usuário e encontra pessoas próximas, com amigos em comum ou não, para você "escolher". Dá até para conhecer melhor o outro clicando no botão I, descobrindo assim se ela tem amigos ou interesses em comum com você.

Se o usuário marcar a pessoa e ela por coincidência também marcar o usuário, os dois vão ficar sabendo e poderão entrar em contato um com o outro e marcar de se encontrar.

[Baixe o Tinder para iOS pelo Downloads INFO]

Enhanced by Zemanta

BlueStacks


Seja para matar a curiosidade ou até para experimentar novos programas, o BlueStacks permite a instalação e utilização de aplicativos para Android em um computador com Windows ou Mac.

Ele simula a mesma interface de tablets que utilizam o sistema. Nela, o usuário consegue ter uma experiência parecida com a que teria usando um aparelho, já que não são os computadores que têm telas sensíveis ao toque.

[Baixe o BlueStacks para Windows pelo Downloads INFO]

[Baixe o BlueStacks para Mac pelo Downloads INFO]

Enhanced by Zemanta

Prey Anti-Theft


Prey é um app anti-furto gratuito e de código aberto compatível com Windows, Mac, Linux, iOS e Android. Ele envia relatórios imagens e dados de uso do computador roubado.

O aplicativo é muito leve, tem pouco mais de 2 MB e, depois de ser instalado, roda escondido no computador. Caso ele seja roubado ou perdido, o usuário pode acessar um painel de controle no site do Prey e marcar o dispositivo como perdido.

O programa passa, então, a enviar relatórios periódicos com as informações que o usuário solicita. Entre os dados disponíveis estão a localização do aparelho (rastreado por GPS ou Wi-Fi), screenshot, foto da câmera, informações sobre a rede e programas executados.

[Baixe o Prey Anti-Theft para Android pelo Downloads INFO]

[Baixe o Prey Anti-Theft para iOS pelo Downloads INFO


Enhanced by Zemanta

IRPF 2013


A Receita Federal liberou no último dia 25 de fevereirio o download do IRPF 2013, programa que serve para fazer a declaração do Imposto de Renda no computador.

O aplicativo conta com versões para Windows, Mac e Linux e funciona da mesma forma que o anterior – tanto que permite até mesmo importar dados cadastrados na edição do ano passado.

O prazo para entrega das declarações começou na sexta, dia 1o, e vai até dia 30 de abril. Se tiver alguma dúvida sobre como usar o IRPF 2013, confira o tutorialpostado no Download da Hora.

[Baixe o IRPF 2013 para Windows pelo Downloads INFO]

[Baixe o IRPF 2013 para Mac pelo Downloads INFO]

[Baixe o IRPF 2013 para Linux pelo Downloads INFO]
Enhanced by Zemanta

ISO to USB


ISO to USB é um utilitário para Windows bem simples que permite gravar arquivos de imagens de CDs em pen drives e outros dispositivos USB.

O programa possui uma interface bem simples e somente uma interface para o usuário interagir. Basta clicar no botão “Browse”, escolher o arquivo em ISO e selecionar o drive de USB onde o arquivo será gravado.

Além disso, o usuário ainda pode optar por gravar o arquivo como um dispositivo bootável – caso a imagem de CD tenha suporte a esse tipo de gravação.

[Baixe o ISO To USB para Windows pelo Downloads INFO]

Enhanced by Zemanta

Finance


Manter um bom controle do orçamento é essencial, e o Finance, app gratuito para Android e iOS, pode ajudar na tarefa.

As duas versões do app têm a interface (que é mais bonita no iOS) dividida em duas abas principais: Receitas e Despesas. Na primeira, você informa quanto dinheiro tem no bolso e na conta, além das fontes de renda. Já na segunda, devem ser informados os gastos com diversão, habitação, despesas pessoais, serviços, saúde e alimentação.

[Baixe o Finance para Android pelo Downloads INFO]

[Baixe o Finance para iOS pelo Downloads INFO]

Enhanced by Zemanta