quarta-feira, 13 de outubro de 2010

10 dicas de segurança para proteger o seu smartphone

Redes sociais, com toda a sua popularidade, são o alvo atual dos criminosos virtuais. Mas as pessoas por trás do roubo de informações não costumam ficar parados em apenas uma fonte de lucro. O crescimento no uso de dispositivos móveis está transformado tablets e celulares na “bola da vez” do crime digital. Esta semana, Federico Pacheco, Gerente de Educação e Investigação da ESET América Latina – empresa especializada em segurança da informação – , anunciou uma pesquisa um tanto quanto perturbadora sobre esses dispositivos.

“Mesmo que 96% dos usuários de dispositivos móveis se digam preocupados pela segurança de sua informação, 74% declarou não utilizar nenhuma solução antivírus ou de segurança. Os smartphones e PCs de bolso são os novos alvos de ataque que os usuários muitas vezes não se dão conta de que, como qualquer dispositivo com acesso a internet, estão expostos diariamente a uma inumerável quantidade de ameaças virtuais”, afirma o executivo.

Basta estarmos conectados à internet para que algum tipo de ameaça venha atrapalhar a nossa tranqüilidade. Para evitar dores de cabeça, Pacheco oferece algumas dicas que podem ajudar a proteger os dados em celulares e tablets. Confira:

1- Ative o acesso ao dispositivo através do PIN (Número de Identificação Pessoal). Esse código serve para protegê-lo contra uso não autorizado. Se o equipamento permitir, crie também uma senha para o seu desbloqueio, de forma que se impeça seu uso por parte de terceiros assim como o acesso aos dados armazenados em caso de perda ou roubo.

2- Realize uma cópia de segurança dos dados do dispositivo. Isso permitirá manter em segurança os dados da agenda, fotos, vídeos, documentos armazenados, downloads e outros, para que possam ser restaurados em caso do celular ser infectado ou ocorra algum incidente de perda de informações. Geralmente, os celulares vêm acompanhados com programas que permitem a gravação desses dados. Confira com o fabricante do seu aparelho.

3- Ative as conexões por bluetooth, infravermelho e Wi-Fi somente quando for utilizá-las, de forma que não se convertam em portas de acesso para possíveis criminosos. Se o modelo permitir, estabeleça senhas para o acesso ao dispositivo através destas conexões.

4- Confira se o seu computador está livre de vírus antes de conectá-lo ao celular. Eles podem transmitir vírus aos telefones.

5- Não insira cartões de memória no dispositivo sem ter comprovado antes que estão livres de arquivos infectados com algum tipo de código malicioso.

6- Só faça downloads de aplicativos de sites de confiança ou lojas oficiais (como por exemplo Apple Store, Ovi da Nokia, etc). As mesmas devem estar sempre certificadas pelos fabricantes.

7- Não entre em links enviados através de mensagens SMS/MMS não solicitados e que resultem no download de conteúdo no equipamento.

8- Desconecte sempre os serviços de web que exijam senha antes de fechar o navegador web.

9- Instale um antivírus que lhe permita a detecção de ameaças no celular, de forma que impeça a execução e transmissão a outros equipamentos.

10- Anote o número IMEI (Identidade Internacional de Equipamento Móvel) de seu telefone. Este número, único para cada dispositivo móvel em todo o mundo, permite às operadoras desativar o telefone em caso de roubo, inclusive se for trocado o chip SIM. Para ver o código, digite *#06#. O telefone devolverá o código IMEI.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário