terça-feira, 16 de novembro de 2010

Como mover o cache do Chrome e Firefox para aumentar a velocidade de navegação

Você já ouviu falar em RAM drive? Estes são discos virtuais que utilizam parte da memória RAM de uma máquina para armazenar dados. A princípio você pode pensar “mas para que um disco virtual se eu já tenho o disco rígido?”, porém, o que talvez você não saiba é que além de servir para uma emergência, os RAM drives transmitem dados com maior velocidade do que os HDs.

Pré-requisitos

Para realizar esta operação, nós selecionamos o programa Dataram RAMDisk, um aplicativo pequeno, leve e bem fácil de ser configurado.

Faça você mesmo

Mãos à obra! Ao executar pela primeira vez o RAMDisk, você visualiza uma janela de configuração. No campo “Disk size” inclua como tamanho do disco o valor de 500 MB, o suficiente para os nossos propósitos. Marque ainda a opção “FAT32 Partition” para criar uma partição neste formato. Clique em “Start RAMDisk” para iniciar o disco virtual.

Escolha o tamanho do disco e o tipo de partição

Na aba “Load and Save” habilite as opções “Load Disk Image at Startup” e “Save Disk Image on Shutdown”. Se desejar, você pode alterar os nomes padrões destas opções, mas isto não é realmente necessário. Não é preciso habilitar nenhuma outra opção e caso surja alguma janela de aviso apenas confirme clicando no botão “OK”.

Termine de configurar o programa

Agora vá a Menu Iniciar > Computador e abra o disco virtual, que provavelmente se chama “Disco Local”.

Veja o novo disco!

No disco crie a pasta a pasta “CacheNavegador”. O caminho para esta pasta será E:\CacheNavegador. Não se esqueça de verificar se no seu computador a letra “E” é a que representa o RAM drive.

Crie uma nova pasta

Agora que tudo está configurado é hora de aplicar as alterações nos navegadores:

Mozilla Firefox

No campo de endereços do Firefox execute o comando about:config. Se aparecer algum aviso, confirme que você será cuidadoso e então acesse uma página semelhante a esta.

about:config

Clique com o botão direito do mouse sobre um espaço em branco da tela, vá a Nova preferência > String. Na janela que se abriu você deve colar o código browser.cache.disk.parent_directory e pressionar “OK”.

Nova opção

Ao pressionar “OK” uma nova janela, semelhante a anterior, surge na tela e nela você deve inserir o endereço da pasta criada no disco virtual. No caso deste tutorial, o caminho é E:\CacheNavegador.

Novo valor

Feche todas as janelas e abas do Firefox, reinicie o programa e pronto, ele já passará a usar o novo local para armazenar o cache.

Google Chrome

Antes de começar a fazer as alterações encerre todas as sessões do navegador. Agora clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do Google Chrome e vá a “Propriedades”. Na janela que se abriu, adicione o código -disk-cache-dir="E:\CacheNavegador" (confirme a letra referente do disco virtual) ao final do campo “Destino”.

Google Chrome

Clique em “OK” e pronto. Agora é só navegar tranquilamente e os arquivos serão armazenados no novo local.

Está pronto! Você redefiniu os locais do cache e agora é provável que sua velocidade de navegação seja aumentada em até 20%. Poste nos comentários abaixo quais foram suas impressões desta mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário