sexta-feira, 4 de março de 2011

GMail Backup

Uma pane no sistema da gigante Google desativou cerca de 150 mil contas no Gmail, cerca de 0,08% da base de usuários. Os afetados pelo problema simplesmente não conseguiam acessar suas contas. Se o medo de perder suas mensagens do Gmail é grande, uma saída é manter um backup local de tudo. Para isso, o programa Gmail Backup resolve bem.
Basta rodá-lo e clicar em Backup. Depois do download inicial, o programa detecta as mensagens novas e baixa só o que foi modificado, tudo no formato EML, fácil de ser importado em qualquer programa de e-mail, como o Thunderbird, o Outlook e o Windows Live Mail. As mensagens também podem ser enviadas de volta ao Gmail, caso você as tenha apagado lá. Para isso, basta clicar em Restore.
O programa ainda pode fazer backup das mensagens em um período de tempo determinado pelo usuário. Só fica faltando uma opção para escolher quais etiquetas e pastas farão parte do backup.

Você terá de ativar o acesso IMAP a sua conta. Para fazer isso, abra os ajustes do Gmail e ative essa opção na guia POP/IMAP. As mensagens são gravadas no HD local em arquios com nomes que seguem o formato YYYYMMDD-hhmmss-nn.eml, onde YYYY indica o ano, MM o mês, DD, o dia, hh, o horário, mm, os minutos e ss os segudos, correspondentes ao momento no qual a mensagem foi enviada. Caso haja mais de um e-mail enviado no mesmo momento, é adicionado um item nn, que começa com o valor de 1. As etiquetas (labels) associadas a cada mensagem ficam armazenadas no arquivo labels.txt, que é em formato de texto puro, relacionando cada e-mail, no formato de arquivo descrito acima, às etiquetas a ele assinaladas.

Fonte: Infoexame

Nenhum comentário:

Postar um comentário